domingo, 19 de setembro de 2010

Nota II

Gente, se liguem nesse mapinha. Os pontos pretos na imagem são a área de captação necessárias para suprir TODA a demanda do planeta.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Solar_land_area.png
Simples, não!? E bem interessante. Da pra filosofar sobre como poderiam funcionar estes sistemas e suprimento.

Ação!

Oi Catss!!!
Tudo okay!?

Depois de um longo e tenebroso inverno, cá estou.
Pois é. Acabei tendo meu tempo ocupado com alguns assuntos que surgiram de repente, mas a gente nunca para de descobrir coisas novas.

Bom, talvez vocês já conheçam, mas há pouco tempo eu achei no twitter o pessoal do Recicleiros.
O projeto deles é interessantíssimo e vale a pena conferir.
http://www.recicleiros.com.br/
Lá, eu pude encontrar uma parte chamada Angels. Se você tem interesse e também quer fazer alguma coisa pra mostrar a sua ideia ao mundo, e lembrar as pessoas daquilo que muitas vezes elas esquecem - seja o respeito pelo meio ambiente, por aqueles que aqui vivem... enfim, por aquilo que é primordial, aquilo que é realmente importante - veja o trabalho deles. Você também pode se cadastrar e fazer parte de ações, ajudando a galera à se conscientizar!

Vale a dica ;]
Acompanhe-os no Twitter @recicleiros
Beijos

domingo, 15 de agosto de 2010

Olá meus queridos,
e obrigada mais uma vez por visitarem o blog.

Eu tenho que contar uma coisa à vocês, que é exatamente o que já tentei dizer, talvez no primeiro ou segundo post, mas somente depois que vi este vídeo, pude condensar tudo aquilo que estava lá preso em minha mente.
Eu não sou excelente escritora. Mal sei me expressar corretamente, passar o que estou setindo, ou passar minha ideia...
Pois bem, há momentos em que essa habilidade acaba por tornar-se quase que desnecessária.
Assistam ao vídeo, e vão entender do que exatamente falarei agora.
http://www.youtube.com/watch?v=X_Di4Hh7rK0

Vocês podem ter pensado: "Mas que porra essa menina tem na cabeça de falar uma coisa, e de repente mostrar algo comtraditório ao que prega, ao que defende nessa página?"
Eis aí o extato ponto da questão.

Todas as idéias propostas, o conhecimento que adquirimos, as dicas que disponibilizei - e ainda vou continuar disponibilizando. Todos os pequenos discursos, não tem como objetivo central mudar o mundo, ecologicamente falando. A prova está lá, no vídeo, com todo o discurso do crítico George Carlin. Não se trata de ter um mundo mais verdee  reverter os danos que causamos na sistema ecobiológico, e todo tipo de pregação que já vimos e vemos ainda. Se trata de outro conceito. Se trata do humano.
O que nós fizemos? O que fizemos, não com o meio, mas conosco?
Se você alguma vez já parou para pensar sobre a raça humana, sobre a maneira que o ser humano age, e por quê age desta maneira; como reagimos ao que nos é exposto; ao que vivemos, ao que sentimos, ao que descobrimos; ao que nos deixa bem ou mal; ao que nos transforma, e ao que nos regride à alguma auto-avaliação... Se alguma vez você já parou para pensar sobre qualquer um destes ícones que citei aqui, ou algo relacionado, você pode entender do que eu falo. Isso tudo se trata de SER humano.

Quando você se mobiliza à separar seu lixo em casa, pensa no catador de lixo; ou quando você toma uma atitude de regularizar seu consumo alimentício, seu consumo de energia em sua casa. Quando você, antes de sair de casa, verifica se está tudo desligado; sai pela rua pensando no que pode fazer em relação a tudo isso que se discute. Quando você age você está sendo solidário. Você está pensando em mais alguém. Você está alterando uma atitude até então comum, para algum bem exterior, seja ele o ambiente, ou as pessoas que vivem ao seu redor, ou aos animais, a falta de compreensão, paciência e respeito dos outros... Você está pensando em mudar. Esta pensando em entender. Esta tendo uma visão que é simplesmente, mais ampla do que a sua própria! A sua própria comodidade, seu próprio progresso... dentre inúmeros "seu(sua) próprio(a)" algo.
E é disso que o ser humano está carente!
Está carente de compaixão! Você sabe o que é compaixão? É solidariedade. É amor. É carinho, é atenção, é respeito.

Então, meus amores. É isso aí! é isso que eu busco no meu dia-a-dia. Eu busco a união, a mudança, a paz, a alegria, a consideração. Eu busco uma visão que não seja única.
Por isso eu espero tanto que este blog, por mais simples que seja, cause efeito nas pessoas. E eu não digo "pessoas" me referindo à massa. Porque quando se pensa assim, terrivelmente você acaba não acertando quase ninguém. Eu digo "pessoas" me referindo à cada um.

Eu desejo muito, cats, que vocês tenham gostado do que escrevi, e venho escrevendo.
Eu acredito muito em cada pessoa. Mesmo porquê, é cada pessoa que dissemina uma única informação, um exemplo, uma ideia... E assim, a gente atinge um montão. A gente atinge a massa. Não porque eu disse, ou o outro disse, mas porque cada um acredita que aquilo que ouviu ou leu é verdade... "Tem futuro nisso aí!" você pensa. "Eu vo nessa parada aí!"
Vamos?

Quando os gatos saem...

Cats,
Você sabia que mesmo quando não está em casa, pode estar consumindo um energia totalmente desnecessária?
Aqui tem três dicas BAAAAAAAAASICAS. Mel na chupeta:

  1. Nunca deixe os equipamentos em modo stand-by. TVs, DVDs, aparelhos de som e outro eletrônicos devem ser retirados da tomada quando não estão em uso. Aquela luzinha acesa é a prova de que eles continuam consumindo energia.
  2. Desligue o fogão, microondas, lava-louça, máquina de lavar roupa e demais equipamentos elétricos quando não estiverem em uso.
  3. Retire os carregadores da tomada depois que a bateria estiver carregada. Deixar o carregador conectado na corrente elétrica vai fazer com que ele continue consumindo energia mesmo sem estar repassando-a para nenhum equipamento.

    Retirados do site ecodesenvolvimento.org.br  ;)

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Nosso ouro líquido

Buenas, muchachos!

Meus queridos, eu gostaria muito de alertá-los para algo muuuuuuuuuuuuito mais importante do que imaginamos.

Lembra quando a gente ve aquelas plaquinhas no banheiro, ou escuta naqueles spots de rádio educativos que são todos tão óbvios e não passam de apenas tangenciar o assunto escolhido, que a gente tem o hábito de ignorar!? (e eu não tiro muito a razão da galera ignorar, devido à maneira que é exposta a questão. Mas não vamos entrar neste assunto ainda. Esta parte da história ainda será debatida, certamente). Enfim, eu to falando daquele aviso clássico: NÃO JOGUE O PAPEL NA PRIVADA.
Então... este aviso é mais importante do que a gente pensa. Afinal, na hora, é inevitável, a primeira coisa que nos vem à mente é: "claro que não pode jogar papel no vaso. Pode entupir e tal... tudo aquilo que a gente sabe". Errado! Errado, errado, errado!
É claro que é verdade. O vaso realmente pode entupir, e talvez essa seja mesmo a principal preocupação do dono do estabelecimento, quando providenciou a filha da mãe da plaquinha.
Mas galera... eu vou só fazer uma pergunta pra vocês:
Vocês sabem como é feito o tratamento da água?
Pois é... se você tem interesse, pesquise um pouco mais afundo. É um conhecimento valioso, e a gente nem sabe!
O tratamento de água tem várias especificidades, mas pra resumir a ópera, basicamente ele funciona da seguinte maneira: a água do esgoto doméstico é captado e conduzido às ETAs (Estação de tratamento de Água). Chegando nas estações, essa água começa a ser filtrada. À primeiro momento ela passa por um filtro maior, para tirar a poluição mais grosseira, como galhos, pedras maiores, lixos de maior dimensão... Depois, ela passa por um segundo filtro menor. E é nessa parte do processo que o papel prejudica, e muito, no tratamento. O próximo processo é um filtro menor, para retirar objetos menores como areia, etc.
Eu to explicando da maneira mais simplificada possível.
O processo de tratamento da água é incontáveis vezes mais complexo, mas a gente não precisa ser nenhum engenheiro especializado na área pra entender uma necessidada básica e começar a tomar essas atitudes tão pequenas e tão fáceis pra ajudar, né!?

Espero que tenha sido uma informação bacana pra todos!
Vamo lá? Vamo fazer isso?
Pra quem quiser mais detalhes, eu li este texto, que é muito bacana pra você entender um pouco mais sobre o processo que vocês leram:
http://www.tratamentodeagua.com.br/R10/Forum_Mensagens.aspx?forum=true&top_codigo=14&codigo=29

Besos grandes! Y buenas noches à todos

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Nota

Só uma nota.
Hoje de manhã, na rádio, foi divulgado que os níveis de desmatamento da Amazônia caíram 49% de Agosto de 2009 à Julho de 2010
Nem é preciso comentar sobre esta conquista.
Força!

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Bora gente!

Olá meus queridos!


Embora tenha disponibilizado poucas informações, espero que estejamos seguindo um caminho no mínimo interessante.

Bom, para hoje a primeira coisa que gostaria de dizê-los é que, depois de algumas pesquisas sobre Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental, chequei que o Brasil tem níveis de bom desenvolvimento em algumas dessas áreas, dando destaque para a educação.

E eu não acho algo mais bacana para se comentar do que conquistas.

Claro, porque as conquistas, na realidade, é o que objetivamos. Quem toma uma atitude, sem esperar um resultado? Sem desejar, também é claro, um mérito, mesmo que seja pessoal (muito mais especial do que qualquer outro, em alguns casos). E mesmo que não seja apenas pessoal, que seja! Estamos aqui para isso! Divulgar nossas conquistas, nosso planos, nossos erros, também. Tudo que nos compõe.

A gente ta aqui pra VIVER. Curtir tudo o que há pra curtir. Cultivar, observar, aprender e ensinar.

Mas, voltando um pouco ao assunto... Outro exemplo bem bacana em que a gente se destaca, é a reciclagem.

Simples né? Você pode nem saber, mas a reciclagem é algo incrivelmente fácil e ÚTIL. Eu diria que repercute de maneira mais plena e rápida de que qualquer processo ao desenvolvimento e preservação ambiental.

Mais uma vez eu indico um conteúdo no site da WWF. Superinteressante os dados disponíveis.

Para quem quiser mais detalhes, aqui segue o link.

http://www.wwf.org.br/participe/acao/dicas/?uNewsID=14001


Mas para resumir um pouquinho o assunto... Você pode começar separando apenas o lixo orgânico do reciclável. Você vai começar a reparar que o lixo orgânico é mais compacto, mas mais pesado. Causa mau cheiro. E que o lixo reciclável faz mais volume.

Tente praticar essa na sua casa. E se tiver um tempo, de uma lida no link que passei. É prático e te mostra melhor os benefícios da prática, sem encher lingüiça.

Divirtam-se!

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Fala guys!
Olha, esta é uma coisa que eu lembrei que é um EXCELENTE passo pra começar qualquer ação, ou qualquer reflexão.
Lembra quando falei sobre ter conhecimento? Conhecer à nós mesmos é a essência pra começar.
Saber o que a gente espera com qualquer tentativa, é saber o que fazer.

Esse teste que está disponível no site da WWF é muito bacana, prático, e a gente acaba descobrindo (ou melhor, prestando atenção em) uns gestos muito simples que ajudam bem.
Faça lá! Você também pode contar o que descobriu lá, ou porque não, complementar algo que não viu lá, e que acha que deveria. ;)

Check it out! http://www.wwf.org.br/wwf_brasil/pegada_ecologica/o_que_e_pegada_ecologica/


Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Começar

Falem Cats!

Estreando o blog, acho que nada melhor do que explicar o motivo do surgimento do mesmo (ou quem preferir, da coisa, né!?). Pois é.
Na real, há tempos eu fico refletindo, e MUITO sobre o que eu eu posso fazer para melhorar, nem que seja só um pouco, tudo que nos redeia. Aquilo que vemos, que descobrimos, que tentamos, que conquistamos... e tudo, literalmente tudo. Tudo o que vivemos.
Okay. Comecei a pesquisar diversos sites na internet, inclusive conteúdos sobre o vegetarianismo (que é uma alternativa de filosofia sobre mudança), sobre trabalho voluntário, sobre preservação do meio ambiente, separação do lixo... Enfim, zilhares de coisas que se acha na rede. Tudo isso foi muito bom, mas pra um início. Afinal, a gente tem sempre mania de querer botar logo a mão na massa. E eu não me excluo não! Mais do que isso, eu sou em grande parte assim. Mas antes de qualquer ação, a gente precisa ter conhecimento.
Depois disso, eu comecei à caçar o meu papel nisso tudo. E como eu sou leiga em qualquer assunto que me exponham, eu cheguei à conclusão que a melhor coisa que eu poderia fazer é juntar a galera pra divulgar um pouquinho do que cada um conheça.

Eu sou estudante de Publicidade, e a ideia é tirar o melhor daquilo que eu estudo que é a comunicação e, não menos, a Integração.

Bom, vamos ver se a gente consegue fazer uma coisa bem legal aqui.
A gente nem sabe, mas às vezes podemos dizer uma coisa muito comum à nós mesmos, mas é extraoridinariamente diferente para alguém!
Então conta aí pra gente: Qualéasuaidéia